22/09/2009

Constituição de 1988


Ulisses Guimarães, presidente da Constituinte de1988

“Declaro Promulgada o documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social do Brasil. Que Deus nos ajude para que isso se cumpra!”. Com essas palavras o então deputado Ulisses Guimarães, Presidente da Assembléia Nacional Constituinte, promulgou a Constituição da República Federativa do Brasil, com o objetivo de recolocar o país no caminho democrático.

Com plenário lotado de representates de diversos tipos de interesses,no dia 5 de outubro de 1988, após 320 sessões debatidas pelos representates dos estados na Câmara Federal, é aprovada e promulgada a esperada nova constituição, trazendo uma grande expectativa para o povo brasileiro, uma vez, que assegurava os direitos à vida, à liberdade, à segurança, à propriedade, as garantias de igualdade entre homens e mulheres, como também de liberdade de expressão, de reliosidade e o direito de não ser torturado e de não ser preso injustamente, entre outras garantias.

Com a nova constituição, o direito maior de um cidadão que vive em uma democracia foi conquistado: foi determinada a eleição direta para os cargos de Presidente da República, Governador do Estado e do Distrito Federal, Prefeito, Deputado Federal, Estadual e Distrital, Senador e Vereador.

Fizeram parte das discursões para aprovação da nova constituição, 487 deputados federais e 72 senadores que foram eleitos no pleito de outubro de 1986, assumindo seus mandatos em janeiro de 1987, das mais diversas agremiações partidarias como o PMDB, PT, PC do B, PDT, PSDB, PFL, PL, PDS, PTB, PCB e PSB.
A nova constituição foi recebida pelo povo brasileiro como uma libertação, que chegava para oferecer dignidade e respeito a todos, sem discriminação de cor, raça ou religiosidade. Até os dias atuais, vivemos sobre a proteção dessa constituição, que mesmo muitas vezes não sendo cumprida, o povo brasileiro tem a convicção de que existe algo que os protegem. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

PESQUISA:
Site O GLOBO
Agencia Senado
Google

Edson, aluno de Jornalismo da faculdade Rsá Picos -PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário