17/09/2009

A Igreja Católica e a Ditadura Militar no Brasil

 Tempo que o Brasil viveu grande repressão e censura
Percebemos toda esta história em arquivo e vários livros de nossa história e é lendo estes arquivos que percebemos a segurança de uma determinada visão sobre a Igreja Católica. A Conferencia Nacional de Bispos do Brasil(CNBB),teve valiosa importância nas lutas de camponeses nordestinos que buscavam melhorias de vida.

O apoio da Igreja aos militares foi decisivo para a concretização do golpe de estado que levaria o pais a uma ditadura de vinte anos. Assim a Igreja, temendo que o mesmo sucedesse na América Latina, a igreja católica combateu a ameaça comunista. Nas missas era comum padres acusar os comunista de praticar heresias e ateus inimigos da fé. Dentro da igreja católica começou um movimento de repudio à repressão, o envolvimento do clero com militantes resistentes ao regime, e a própria proteção do clero aos perseguidores e torturados.

Dom Paulo Evaristo Arns, foi um símbolo de defesa dos direitos humanos do Brasil, ele denunciou as torturas do regime militar. Outros bispos que fizeram historias foram dom Hélder Câmara e dom Paulo Evaristo, que fizera voz ativa contra a repressão e diante desta nova posição da igreja, a ditadura prendeu, torturou e matou padres. Houve derramamento de sangue por toda a corporação de sacerdotes. A Teologia da Libertação que deu os primeiros passos da década de 50, passou a ser uma grande força no Brasil logos após os anos 70, houve uma grande virada e a igreja católica brasileira ficou quase toda unida contra a ditadura militar.

Com o passar do tempo, vários salões paroquiais se tornaram espaços de discusão política, o que obrigava muitos trabalhadores e pequenos agricultores a se sentirem acolhidos pela igreja.

No início do golpe militar em 1964, algumas pessoas pensavam que aquela situação seria passageira, no entanto o golpe veio e as mesmas características também vieram juntas, tudo isto feito na calada da noite, assim sendo, quando a população acordou os militares já estavam no poder. E tudo isto mostra a força da direita que sempre foi mais organizada que a esquerda, foi air que as forças militares criaram os famosos Atos Institucionais(AI) Com estes atos chegaram as torturas e perseguições.

Os Ais afetaram toda a sociedade brasileira, porem estes Ais, conhecido com AI-5 foi totalmente desumano , deixando seqüelas físicas e psicológicas em todos. Este Ato foi instalado no Brasil no governo de Arthur da Costa e Silva, sendo publicado em 13/12/1968,lhe dava assim o direito de pôr em recesso o Congresso Nacional, decretar intervenção em Estados e Municípios,suspender direitos políticos, proibir manifestações sobre assuntos políticos e muitos outros atos. O Ato durou 10 anos, dando direitos e poderes a Costa e Silva e seus sucessores. Neste período foi implacável a censura à imprensa, os assuntos cortados não eram substituídos por notícias inofensivas e sim por poemas de heroísmo.

Joel Marques   acadêmico de Jornalismo da faculdade Rsá Picos-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário